O diagnóstico molecular de agente infecciosos é uma realidade hoje e é utilizado de forma ampla devido as vantagens apresentadas em relação as técnicas convencionais.
Em relação as vantagens apresentadas pelo diagnostico molecular é correto afirmar:
A possibilidade de amplificar quantidade ínfimas do DNA de uma agente infeccioso, aliados ao baixo custo e menor tempo são as maiores vantagens dessa técnica.
As técnicas moleculares são desvantajosas em relação as anteriores por causa da utilização de primers e da necessidade de se conhecer o genoma dos microrganismos fato impossível de se realizar.
As únicas vantagens dessa técnica é a possibilidade de amplificar o DNA de patógenos com quantidade de amostras bem pequenas, visto que o tempo de reação é o mesmo das técnicas anteriores.
O custo das técnicas moleculares é extremamente alto tornado essas técnicas pouco aplicáveis na rotina dos laboratórios, sendo aplicáveis apenas na área da pesquisa cientifica.
As maiores vantagens em relação as técnicas anteriores é a especificidade já que é possível identificar com grande eficácia qualquer agente infeccioso, porém pé necessário uma grande quantidade de amostra.
Sem comentários:
Enviar um comentário